21/04/2012

Sexta-feira-Santa.

Nesse dia não foram feitas fotos.
Na Sexta-feira-Santa lebramo-nos da Paixão de Cristo por nós. Por isso é um culto da penitência comunitária. Da mesma forma importante é o anúncio da graça de Deus. A cor predominante é preta. No altar, duas singelas velas e o crucifixo nos fizeram refletir naquilo que Cristo fez por nós, por amor. À frente do altar, um vaso com galhos secos simbolizava a frieza da morte. A cruz de madeira com pano preto e uma coroa de espinhos convidava-nos a meditar sobre o sacrifício de Cristo.
No culto de Sexta-feira-Santa não cultuamos um senhor morto, mas o ar fúnebre e frio nos faz lembrar daquilo que Jesus passou por nós. Lembramo-nos de pessoas que estão sem esperança, lebramo-nos de atitudes nossas pelas quais causamos medo e escuridão a outros, pensamos na falta de esperança, seja na nossa vida ou de outras pessoas. Às vezes somos tentados a nos sentirmos assim, com um vazio, na escuridão, sem esperança.
Mas a palavra de Deus nos ensina que assim como Jesus venceu, todas as pessoas apegadas a ele vencerão. Esta é a sua promessa de graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário