20/04/2012

Quinta-feira-Santa.


A Qinta-feira-Santa é uma data no calendário litúrgico em que são lembrados 2 principais momentos da Paixão de Cristo: a instituição da Santa Ceia e o Lava-pés. Neste ano nos limitamos a enfatizar a Santa Ceia, sua importância na vida de fé e espiritualidade dos cristãos luteranos.

Na decoração predomina-se a cor branca usada em dias e épocas em que os nossos pensamentos são dirigidos especialmente à eternidade, ao Reino de Deus e a Cristo como Rei eterno. Jesus disse (Mateus 26,29): Desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino do meu Pai.

 Montamos uma mesa à frente do altar e todas as pessoas presentes foram convidadas a ficarem ao redor da mesa. Primeiro repartimos o pão e conversamos sobre o significado do pãp físico e espiritual na vida da pessoa. Cantamos cânticos de gratidão a Deus e seguimos com a distribuição do suco do fruto da videira. Esse cálice é de barro, simbolizando também a simplicidade de Cristo, que se fez humilde e servo de nós míseros seres humanos.
Na mesa da Ceia estavam também ramos de trigo e uvas que nos auxiliaram na compreensão da oração eucarística.

No fim da Ceia, Jesus foi para ser julgado humilhado, despido de suas vestes e crucificado.
No fim do culto, 3 mulheres da comunidade foram convidadas a realizarem o desnudamento do altar. O altar ficou "nu". Assim o altar foi deixado pronto para o culto de Sexta-feira-Santa, em respeito ao Senhor Jesus que foi preso, humilhado e despido de suas vestes. Esse ato lembrou-nos do esvaziamento de Cristo por nós.


As tecladistas Raquel e Bruna e o violonista Thomas colaboraram na parte musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário