31/03/2012

Eleições.

No domingo dia 25 de março do ano em curso houve a Assembleia Geral desta paróquia. A assembleia transcorreu num clima fraternal.
Estiveram presentes 30 membros com direito a voto.

A assembleia foi iniciada com uma parte litúrgica, durante a qual Raquel Emília Reuter da Costa e Bruna Fuchs de Carvalho Silva formaram uma dupla para acompanharem os hinos. 
A meditação do pastor Marcio girou em torno da palavra .
Agradecemos a presença do Pastor Sinodal Guilherme Lieven. Para  sua meditação, ele ecolheu o lema das Senhas Diárias Marcos 10,45: "Jesus Cristo diz: O próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente". Pastor Guilherme explicou o significado dessa palavra para as eleições e para as funções, para as quais os membros serão eleitos.
O senhor preseidente, Hermann Ferle, prosseguiu para a formação da mesa e convidou o representante da União Paroquial São Paulo, sr. Mário Schroeder, o Pastor Sinodal, o pastor local e o secretário da paróquia.
Sr.Pasquale, secretário da paróquia, leu a ata da assembleia passada e também redigiu a ata desta assembleia.
Pastor Guilherme Lieven dirigiu as eleições.
Logo após as eleições houve a posse dos novos eleitos.
Os nomes da nova diretoria, dos conselheiros e do conselho fiscal estão publicados no novo boletim informativo da paróquia. Mas para os simpatizantes que abrirão este blog e não são da pqróquia de Santos, vou publicar os nomes deste blog:
Hermann Ferle (presidente), Alfredo Czekay Filho (vice-presidente), Pasquale Caporrino (secretário), Marli Fuchs de Carvalho Silva (vice-secretária), Rosa Gil Marçal (tesoureira), Antonio Roque Ribeiro (vice-tesoureiro).
Mônica Spring e Tiago Vitor Matte formam o Conselho Paroquial,
Nívio Costa, José Carlos Carvalho Silva e Paulo Littig formam o Conselho Fiscal.

15/03/2012

Lançamento do tema da IECLB para 2012.

                                                                 Tema do ano de 2012:                                                                COMUNIDADE JOVEM - IGREJA VIVA
No culto dia 11 de março foi lançado o tema na nossa comunidade. Durante o ano todo, os cristãos luteranos refleten sobre esse tema e procuram a devida ação. Pastor Marcio enfatizou na prédica:
Na verdade, nossa IECLB lança um desafio rumo a mudanças e transformações na vida de suas comunidades.
Os jovens precisam encontrar espaço e acolhimento entre nós. Precisam dar idéias e auxiliar para que a comunidade caminhe, não fique estagnada, mas também precisam buscar ter uma vida de fé, um encontro mais intenso com o Senhor Jesus. Os jovens têm idéias ousadas, mas precisam buscar maturidade na fé, intimidade com o Senhor da Igreja. Jovens não devem ser vistos somente como o futuro da comunidade, mas já o seu presente e sua necessidade, para que haja uma continuidade saudável.
E pessoas adultas com atitudes jovens: É além da abertura para a aceitação de novidades, a criação de um sistema de funcionamento que produz novidades. É coragem para assumir riscos em nome da tentativa de crescer. É possibilitar ações temperadas com paixão. É abandonar o argumento de uma pretensa imparcialidade que só serve para impedir uma nova ação. Em nosso caso, nossa causa é a missão de Deus em Santos e na baixada santista. Precisamos ser ousados e lançar nossas redes, seja para jovens, para crianças, adultos, homens, mulheres, idosos, pessoas de dentro da comunidade e de fora dela. Precisamos ter paixão, encantamento por esta missão, arregaçar nossas mangas e lançar as redes, mesmo que corramos risco. Importa, sim, termos a ousadia de fazermos a missão que Deus espera desta Igreja e de cada um de nós.


04/03/2012

Ordenação Pastor Marcio.

No domingo dia 4 de março do ano em curso, Pastor Marcio Simões da Costa foi ordenado para o ministério pastoral na sua comunidade de origem em Petrópolis RJ. Ele descreve esse evento importante para ele, para sua família e para a Igreja com 3 palavras: "Foi um momento muito marcante, um culto belíssimo e uma confraternização maravilhosa". Para a comunidade de Petrópolis, essa ordenação foi um ato significativo, pois na sua história de 167 anos, Marcio foi o primeiro membro dessa comunidade que se tornou pastor.
A OASE deu todo o apoio estrutural para esse evento significativo e organizou o almoço de confraternização.

                                                       Como se vê, a igreja estava lotada.


O culto foi abrilhantado pela organista no órgão antigo, com som maravilhoso, da firma Walcker.


Instrumentos de cordas sublinharam o efeito da música. O próprio Reformador Dr.Martin Luther enfatizou e promoveu muito a música na Igreja.


Pastor Marcio entrou acompanhado pelo 1ºVice-Presidente da IECLB, Pastor Carlos Möller, e pelo Pastor Sinodal, Guilherme Lieven.


esquerda para direita: Os pastores Marcio, Ernani Röpke, Hartmut Hachtmann, ex-pastor da comunidade Petrópolis, que também acompanhou Marcio na sua juventude, Pastor local Elton Pothin, Pastor Sinodal Guilherme Lieven.

A prédica estava a cargo do Pastor Carlos Möller, que por sua vez também foi o ordenador. Pastor Marcio foi perguntado se aceita ser pastor ordenado da IECLB. Ele repondeu com um sincero "sim".


Depois da resposta "sim", Pastor Marcio foi abençoado para o ministério.

Um ceremonial interessante foi a colocação do talar que ele recebeu após a bênção. Como pastor Hachtmann explicou, esse talar tem sua história: "Este talar tem mais de 40 anos. Ele foi presenteado ao pastor Norberto de São Bento do Sul SC, que, ao se tornar pastor emérito, o doou ao Marcio como um sinal de continuidade do ministério em nossa Igreja".
Uma atitude significativa foi o canto do Pastor Marcio que ele cantou sozinho: O hino 233. A primeira estrofe, ele cantou como testemunho virado para a comunidade:
1. Até aqui me trouxe Deus, guiou-me com bondade.
Ele amparou os passos meus com graça e fieldade.
Até aqui me protegeu, perdão e paz me concedeu, conforto e alegria.
A segunda e terceira estrofe cantou virado para o altar, como oração:
2. Louvor te rendo e gratidão por tudo que fizeste;
por toda graça e proteção que sempre, ó Pai, me deste.
Quero exaltar, meu Salvador, o teu poder, o teu amor com que me agraciaste.
3. Ajuda no porvir, Senhor, com teu poder me guia.
Revela o teu eterno amor em dor e em alegria.
Confessarei até morrer: Por Cristo, ó Deus, me hás de valer! Somente em ti confio. 


Pastor Marcio, esposa Raquel e os pastores. O casal recebeu muitos parabéns e votos de bênção.